terça-feira, 28 de agosto de 2012

Motivação para emagrecer

Na reeducação alimentar a maior dificuldade sem sombra de dúvidas é a disciplina e a determinação para emagrecer. Simples é, mas não é fácil. Além de se tratar também do emocional e psicológico tem a parte dos obstáculos que a vida se encarrega de colocar no nosso caminho. É a partir dai que você tem que estabelecer o que você procura e o que quer pra sua vida. Cada um segue uma linha de raciocinio. Vou contar pra vocês quais foram as que me fizeram mudar.

1- Tenha acompanhamento médico: Antes de qualquer mudança, busque ajuda para começar a fazer a coisa certa. Faça exames e encontre algum médico em que se identifique. Conte a ele o que pretende e fale sobre suas metas.

2- Estabeleça metas: Seja a curto, médio ou longo prazo, as faça. As metas de curto prazo são mais fáceis de serem cumpridas e com resultado mais direcionado. Os objetivos pode ser a longo prazo, mas que no meio deles existam pequenas metas, também dá certo.

3 - Esqueça a balança: A parte mais díficil de uma dieta é se esquecer da balança. Sei disso, mas também por experiência própria ela só nos engana. No começo de uma R.A tenha em mente que além de perder peso você TAMBÉM está se alimentando melhor e cuidado da saúde com alimentação mais saudável. Sinta a diferença nas roupas e medidas. Inicialmente o peso pode demorar a cair.

4 - Exercite-se: Inclua exercícios físicos a sua rotina. Não exagere, pois o exagero inicial pode te levar a exaustão. 30 minutos, três vezes por semana é um ótimo começo.

5- Dia do lixo: Escolha um dia da semana para comer alguma besteira. Não é para descontar tudo que deixou de comer na semana neste dia. Se dê de presente uma comida gostosa, um doce.

6 - Não escolha dietas rígidas: A reeducação alimentar já diz em seu próprio nome o propósito do programa. Dietas mais restritivas sempre focam em algum nutriente específico (proteína, fibras, carboidratos). O correto é comer de tudo um pouco. Nosso corpo precisa de todos os tipos de nutrientes diários. Por maior que seja a sua vontade de emagrecer, saiba que seu corpo necessita também do carboidrato.

7 - Evite: Alimentos industrializados, enlatados e em conserva. Troque os carboidratos brancos por integrais.

8 - Fotografe: Pra mim funcionou demais. Já anotei tudo que comi, mas fotografar foi melhor. Além de querer fotografar um prato bonito, um prato colorido a ser exibido, você pode futuramente analisar sua alimentação.

9 -  Evite (inicialmente) eventos gastronômicos: Explique aos amigos que você pretende mudar sua alimentação. Se sua vontade é muito maior que o foco e a sua determinação, evite esses passeios. Uma dica, se não quiser evita-los, coma antes de sair de casa seu lanchinho ou sua janta. Tome um suco e seja feliz.

10 - Ajuda dos amigos: Conte a todos sobre sua nova forma de se alimentar. Peça ajuda para que todos entendam e não te ache a chata da turma evitando saidinhas. Explique que no começo é díficil se controlar por isso espera que todos te ajudem.

11 - Por último, mas não menos importe: FOCO. Nada e ninguém poderá te ajudar nessa tarefa tão árdua rs. Nunca faremos nada por ninguém. Já ouvi de muitos que precisava emagrecer, já tive apelidos todos relacionados ao meu corpo, mas nada fiz até que EU MESMA quisesse. Não desvie o foco por nada.

Lembre-se sempre do corpo e da saúde que você quer ter daqui pra frente.
Não se esqueça que no começo é adaptação, mas depois se torna hábito.

Fiquem com a foto do meu almoço ontem com o namorado.
Espero que minhas dicas também se encaixe para alguém.


Beijinhos e tenham uma ótima noite.

ps: Não comecei a caminhar, a chuva chegou em Santos pra ficar. Se amanhã passar, vou até a praia dar uma caminhada.

domingo, 26 de agosto de 2012

O final de semana...

Pra mim que achava que o final de semana seria um pouco mais complicado de ser levado, por conta de ser a primeira semana e não estar adaptada a mudança, me enganei completamente: MÊ DEEM OS PARABÉNS rsrs.
Pois é, me sai muitíssimo bem e estou feliz demais com a minha força de vontade. Força essa que até tempos atrás eu julgava não ter por conta do comodismo. Quando a gente QUER tiramos força até de onde não acreditamos que temos para seguir em frente.

O começo do sábado foi tranquilinho, mas no final do dia comi um chocolate e pizza, então decidi que este será o meu DIA DO LIXO¹. É bom, porque assim, o domingo começo a me preparar pra semana mais rigorosa. Pelas coisas que comi na semana, sei que posso me dedicar muito mais e ser um tanto mais exigente comigo mesma já que quero um resultado rápido. Queria fazer uma montagem com as fotos das comidas, mas como não sei mexer em photoshop vai uma por uma. Não briguem se o post ficar cansativo, prometo que será só esse final de semana. Nos próximos o namorado vai fazer o trabalho. ;)

Café da manhã: Nesfit de frutas com leite de soja e morangos picados.

Lanche1: Pão integral (só uma fatia) com atum, requeijão light e cenoura ralada com alface.

Almoço: Fui lá no Panelaterapia e peguei essa receita Salada de batatas com atum e molho de alcaparras. A foto está muito diferente, claro, mas o sabor..Hummmmm....

Lanche2: 1 kiwi.

Jantar: 1 bis branco e 2 pedaços de pizza de presunto com catupiry.

Fiz uns 30 potes (brincadeira, foram 16) de gelatina zero. E antes de dormir comi um potinho.

Hoje acordei e podem me matar, mas não fotografei e esqueci completamente o meu café da manhã (vou procurar alimentos para memória JÁ!rs)...Todo o intervalo do dia foi de gelatina.

Almoço: Risoto com requeijão light. Frango picado com tomate, alho, cebola, azeitona preta e polengui light. Salada de alface americana salpicada com pimenta mista.

Lanche 1: Gelatina com creme de leite light e 2 pedaços de pêssego. 

Jantar: Rap10 light com calabresa e queijo branco.

Diz aí se mereço ou não os parabéns..Diz? O mais incrível disso tudo foi o prazer de fazer minha própria comida. Devo admitir que sempre tive aversão a cozinha. Sempre coloquei na minha cabeça que não levava jeito nenhum para cozinhar e mantive nessa posição até então. É gostoso demais ver que eu mesma posso faze-la , sendo ela saudável e além de tudo gostosa, porque né TEM QUE SER e ainda com rapidez, porque juro, nada dos pratos principais demorei mais de 30 minutos para faze-los. Tô orgulhosa gente. Orgulhosa demais de mim mesma. E essas coisinhas pequenas ajudam bastante pra motivar. Dá gás, ânimo. É fantástico. Me senti a própria Julie Child rsrs... 

Acho que foi isso o final de semana. Amanhã começa a faculdade, volto pro inglês, volto para as massagens modeladora e drenagem. Semana corrida e muito produtiva. Além de tudo isso quero começar a caminhar (não sei e vou até a praia, ou na pracinha próxima de casa), mas quero demais fazer alguma coisa para me mexer. Se conseguir fazer o que estou pretendendo, conto amanhã pra vocês.

Vamos descansar?

Obrigada se leram até aqui rs, e já que leu comenta pra eu ficar feliz o/

Beijos a todos. Tô adorando isso. rsrs

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1- DIA DO LIXO

     


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Balanço da primeira semana de R.A

Boa noite galera, e ai como passaram a semana? Chegamos sexta e tudo saiu 'quase' nos conformes! rs

O balanço que eu faço da minha primeira semana de R.A é que achei que seria muito mais díficil. Você acaba pegando gosto por querer pratos bonitos e coloridos pra comer. Confesso que o blog ajudou na hora de pensar em comer alguma besteira. Na hora eu pensava: -Vou dizer lá que estou comendo tal coisa que não pode? Assim, acaba desistindo logo de comer e tratava de tirar da cabeça a vontade das besteiras. Para os cinco primeiros dias eu já adorei a experiência e vale lembrar que todo mundo te dando forças e comentando comigo que estão torcendo por mim é muito gostoso. Dá mais vontade de continuar o que quase nem comecei.

Acho que pro começo estou indo bem. Não fui totalmente radical, até comi um chocolatinho hoje rs, mas também não sai da linha que quero seguir pra sempre. Acho que caminhando assim chegarei logo na minha meta: 20 kgs a menos. Ainda não coloquei data, quando voltar da segunda consulta da nutricionista é que vou estipular isso. Vou ver quanto perdi, se foi pouco, pouco e se dá pra se esforçar mais.

Mamãe tem me apoiado e dá vontade de fazer com que todos em casa façam o mesmo. Irmã já entrou na academia. Se todos entrassem na dietinha, ia ser muuito mais fácil rsrs.. O namorado me apoia em tudo e dá até dicas do que devo postar e sobre o que comer, outro fofo. E indiretamente, eu jamais teria começado isso sem a ajuda da Camila. Ela é minha fonte de inspiração..

Acho que por hoje é isso. Levarei a dieta a sério também no final de semana, mas deve aparecer coisinhas mais gostosas pra comer. Aja controle. Abaixo, o comi durante o dia.

Café da manhã: Suco de abacaxi com hortelã; pão com queijo branco.

Almoço: Salmão picado, arroz, palmito, rúcula, vagem, cenoura e chuchu ( o mesmo de ontem, só mudou o salmão rs). 1 chocolate

Lanche 1: Uma mexirica.

Lanche 2: 4 cookies integrais de granola.

Jantar: Rap10 com atum, cenoura ralada, alface, ricota e palmito.

Ceia: 1 yakult.


Bom final de semana, e o mesmo venha com muuitas coisas deliciosas pra gente ver o quanto estamos determinadas e focadas. Força!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ontem, hoje e minhas medidas.

Ontem (23/08) o dia não foi um dos melhores. Não foi perdido, mas pra mim que queria levar a R.A a risca, desandei um tiquinho.  Mamãe resolvou levar uma fejuca pro pessoal do meu trabalho o que me fez pensar muito em passear com ela ou comer um pouquinho do que eu considero o meu prato predileto. Como a adaptação ainda é a pior parte,e a gente ainda se pega caindo numas tentações rsrs resolvi comer antes de leva-la para conhecer o mercadão. Foi um pouquinho mesmo, e um copo de coca - cola e isso me bateu um arrependimento depois, mas sai da mesa completamente diferente dos dias comuns de uma digna feijoada: leve, sem me sentir pesada e querendo dormir a tarde inteira. Na verdade acredito que a R.A seja exatamente isso, comer de tudo, mas saber exatamente a quantidade que devemos comer para ficar satisfeita e não 'cheia', até porque é isso que eu quero pro resto da minha vida. Não eliminar nada mas saber que quando exagerei um pouquinho em uma das refeições num dia, recuperar em outra. E foi exatamente o que eu fiz, chegando em casa jantei o cereal da Nestlé, NESFIT com morangos... Diliça!

Hoje o dia foi tranquilo, estar longe de casa é fácil de manter a dieta. Mas mamãe está ajudando, cheguei hoje e tinha uma jantinha que olha: huuummm (tem foto no final do post)...Meu café da manhã foi abacaxi com hortelã, pão francês normal com requeijão light. No intervalo comi uma torrada, também light. Almocei arroz tomate e frango, estava morrendo de dor de cabeça e só comi pra não ficar com um intervalo muito grande sem comer (estou cumprindo certinho o de 3 em 3 horas). Na parte da tarde 1 manga e antes de sair do escritório duas fatias de blanquet de peru. Jantei a foto abaixo: um filé de frango grelado, palmito, champignon, rucula, cebola e cozido tinha ervilhas frescas, vagem, cernoura e chuchu.



MINHAS MEDIDAS


Não sei quanto tinha assim que fui na nutricionista. Como comecei levar essa semana a risca, acredito que não tenha alterado muito (ou em nada rs), então colocarei minhas medidas que tirei hoje junto com o peso do dia 13/08. Assim, na próxima consulta, dia 15/09, faço tudo novamente e verifico se houve mudança. Torçam por mim. \o

Abaixo coloquei mais algumas informações adicionais que são um tanto quanto relevantes, como manequim. Mais pra frente (depois de um ou dois meses, colocarei na barra lateral o peso com as datas para acompanhar. Vamos lá:


Altura: 1.65
Manequim: 46
Busto: 104     
Cintura:  92
Quadril: 115    
Barriga: 106     
Coxa Direita: 70     
Coxa Esquerda: 69    
Braço Direito: 32     
Braço Esquerdo:  32    
Panturrilha Dir: 42     
Panturrilha Esq:43

PS: Vocês virão que linkei alguns blogs do lado direito? São os que acompanho diariamente. Dão uma olhadinha.

PS2: Coloquei a barrinha lá em cima, e ano passado eu pesava MESMO 95 kgs, mas amanhã faço um post falando sobre isso.

PS3: Desculpe o tamanho gigantesco desde post, ficou gigante eu sei..

Então é isso, beijos e até amanhã.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Minha primeira vez na nutricionista

Pra começar minha R.A com um pouco mais de dificuldade, tive a 'sorte' de começa-la no período menstrual.
Não sei vocês, mas sou chocólatra assumida e nesse período não tem nada que mais desejo na vida do que um chocolate. Bom, até o momento eu e o pote que fica na sala estamos apenas nos paquerando rsrs.. Não comi nenhum desde domingo, e isso é quase um milagre.

Vou contar um pouquinho do que a nutricionista que está acompanhando minha R.A me indicou para acompanhar este processo.

Dia 13 (semana passada) fui pela primeira vez em uma nutricionista. Como trabalho em São Paulo, resolvi procurar uma médica por lá já que seria mais fácil manter contato e frequentar quando fosse necessário. A Tatiana fica no bairro de Santana, numa clinica cardiológica ( http://www.cardiologica.net/ ). A princípio achei bem demorado e desorganizado o consultório e a consulta, até porque meu nome não estava no horário e elas tiveram que me encaixar na hora. Marquei a consulta as 8:40 hr da manhã e fui atendida somente as 9:30 hr. A má impressão passou logo que entrei na sala da Tati. Ela me fez muitas perguntas, tirou muitas dúvidas minhas e só não pediu exames porque havia feito todos há menos de um mês. Ela os examinou, anotou tudo que ela podia e começou então a montar minha 'dieta'. Achei bacana ela não ser extremamente radical e entender o quão corrida é minha vida. Disse que tenho que incluir nos meu dias alguma atividade física, ou até mesmo caminhada três vezes na semana. A gente sempre sabe disso, mas para pessoas sedentárias como eu é um tanto quanto complicado. Essa semana estou me adaptando a R.A e semana que vem começo firme e forte em alguma atividade ou na caminhada mesmo. Entre todas as coisas que ela recomendou, pediu para evitar, ela me deu três fórmulas naturais para ajudar no processo de emagrecimento. São elas: Ômega 6 (Óleo de linhaça); Ômega 3 (Óleo de peixe) e Lactobacillus vivos..  E desde então venho tomando e seguindo ~na medida do possível~ a dieta. Deixei de comer algumas coisinhas, mas quero me esforçar ao máximo pra se caso sair da dieta, que seja aos finais de semana.

Bora cuidar da saúde!?

Abaixo seguem as fotos das refeições do dia.

Café da manhã (não tirei foto): 1 suco de abacaxi com hortelã e couve e uma fatia de pão integral na chapa.

Almoço: Arroz com brócolis e queijo branco; palmito, salada, frutas e um pedacinho de filé de peixe.



Jantar: Rap 10 light com atum, seleta, ricota temperado com sal marinho e azeite.


PS: Nos intervalos das refeições inclui fruta, blanquet de peru, torradas e suco.

Bom, por hoje é isso. Hora de dormir porque o sono também é um aliado muito importante para descansar o corpo. Amanhã vou colocar minhas medidas e peso pra ser comparado daqui um mês.

Beijo, beijo....

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Apresentação

Bom, meu nome é Helen, tenho 25 anos e como diz o título do blog, cansei de ser gorda.

Nunca, nem de longe fui magra, mas no auge da minha adolescência pesei 69 kg e me sentia completamente obesa. Tentem imaginar o drama da pessoa ao saber que hoje ela pesa 85.

Bom, para começar poderia listar muitos dos motivos que já me puseram pra baixo, que me faz pensar em quão verdadeira é essa história de ser feliz com o corpo que se tem e etc, mas não vou. Quem é gordo assim como eu sabe quais dificuldades ou momentos que passaram na vida para se sentir assim ou qual experiência te frustrou mais para que a mudança tivesse um pouco mais de peso. Já ouvi tantas coisas, já não entrei em tantas calças que uma hora isso cansa. Acho que indiretamente me enganei com a história que já fui feliz em ser gorda, não me preocupando com a minha saúde ou com a minha aparência física.

Não quero mais dietas loucas. Quero me sentir tão bem quanto já me senti um dia, mais feliz com o corpo que busco e fazendo isso da melhor maneira possível, sendo saudável e  buscando um novo estilo de vida.

Se vou conseguir, ainda não sei. Mas hoje, mais do que nunca, eu quero isso pra minha vida e pro meu corpo.

Vamos acompanhar a batalha de uma gordinha querendo emagrecer?!

Sejam bem vindos... 

PS: Na foto, o último aniversário com o namorado e um bolo de chocolate. =(