segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fat Pride??


Pra quem não sabe, hoje é o dia do gordo. E como toda data comemorativa, traz consigo uma maneira de manifestar seja seu orgulho ou teu pré-conceito. Eu, até então gorda, não sabia da data e me pego pensando se gostei ou não do dia.

Pra alguns, a palavra soa por si só como pejorativa e constatei isso na prática quando muitas das pessoas se chocaram com o título do meu blog. Sou gorda não sou? Pois bem, por qual motivo usaria outro adjetivo por uma coisa tão simples? Fofinha, gordinha, cheinha se torna tão mais preconceituosa do que propriamente a palavra que escolhi. Autêntica ou não, uma palavra simplória fez de mim tantos questionamentos que até ontem não os fazia. 

Orgulho de sua gordura? Comemorar uma data que muitos abraçam como estilo de vida? Não sei. O mundo se padronizou, existe hoje o certo e o errado, o branco e o preto e isso não se mistura mais. As revistas, a sociedade, a moda e muitos outros meios jogam na nossa cara que para estarmos na ‘moda’ devemos ser magras, e esbeltas. Isso faz com que muitas das mulheres (e homens) sigam padrões onde alguém decidiu que esse caminho é o certo. O meu manifesto e minha data comemorativa hoje é pela liberdade de escolhas. Acho bacana demais a pessoa que se aceita, que se sente feliz como é, e não duvido que seja mesmo. Fui e sou gorda e também sou feliz, mas sei que posso ser muito mais tendo uma vida saudável, onde eu possa subir uma escada sem me cansar, e claro onde eu possa me sentir melhor com alguma roupa que eu supostamente não usaria com o corpo que tenho hoje. E isso não foi o padrão que a sociedade impôs pra mim. Depois de muito ler, de muito me ‘aceitar’ hoje tem coisas que não topo mais. E ser gorda é uma delas. Não acho e nunca achei obesidade uma coisa legal, além do mais não é nada saudável. Vai de cada um escolher o que quer pra si.

Deixo pro dia do gordo, de uma gorda (por pouco tempo, espero rs) minhas considerações: SE AME, apenas isso. Na forma que desejar, mas não esqueça nunca que podemos ser sempre cada vez melhor. E que indiretamente isso afetará o seu exterior. Que a sua autoestima esteja convosco. ;)

Feliz dia da vida. VIVA, da maneira que se permitir. o/


Um comentário:

  1. Oiii querida! Tenho certeza que com muuuuita força e fé, vc irá conseguir elimianr mais ;) Já repsondi o seu coments lá no blog :*

    ResponderExcluir